Dialogues
Avaliação da
Leitura e Benefícios da Tecnologia

Monica

de Carvalho

Jerusa

Salles

No dia 14 de Setembro de 2018 (sexta-feira) Monica Timm de Carvalho e Jerusa Salles estarão palestrando no Dialogues​ Avaliação da Leitura e Benefícios da Tecnologia

.Entenda um pouco sobre o que cada palestrante trará no evento!

Avaliação Neuropsicológica da Leitura e Escrita: a coleção ANELE
Jerusa Fumagalli de Salles
A coleção “ANELE - Avaliação Neuropsicológica da Leitura e Escrita, de uso interdisciplinar, aplica-se a vários contextos (clínico, de pesquisa e educacional), incluindo suspeita de transtornos de aprendizagem, como as dislexias e disgrafias de desenvolvimento, e quadros neurológicos, como as dislexias/disgrafias adquiridas. Os volumes 1 (Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas, LPI, para crianças de 6 a 12 anos de idade), 2 (Avaliação da Compreensão de Leitura Textual, COMTEXT, para crianças entre de 3 e 5 anos completos de estudo formal) e 5 (Avaliação da Fluência de Leitura Textual, AFLeT, para crianças de 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental) destinam-se ao público infantil/adolescente, enquanto os volumes 3 (Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras, TEPP, com normas para adultos entre 34 e 82 anos de idade) e 4 (Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras, TLPP, com normas para crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos, adultos e idosos), preferencialmente ao público de adultos e idosos. Apesar de independentes os volumes são complementares. A coleção é embasada nos modelos cognitivos de leitura e de escrita, com aportes da neuropsicologia cognitiva e psicolinguística, e o processo de construção seguiu o rigor psicométrico. O propósito dos volumes 1, 3 e 4 são identificar a integridade das rotas de leitura e de escrita (fonológica, lexical ou ambas) para traçar o melhor plano de intervenção (preventiva, terapêutica ou educacional) ou de continuidade do processo de avaliação. É possível identificar os processos de leitura e escrita predominantemente usados e qual (ou quais) deles pode estar disfuncional (evidenciando, por exemplo, os subtipos de dislexias e disgrafias), auxiliam o examinador a fundamentar suas práticas de ensino e de intervenção. As instruções de aplicação e pontuação estão detalhadamente descritas, incluindo capítulos de casos clínicos. Todos os volumes permitem tanto a avaliação quantitativa quanto a investigação qualitativa das habilidades de leitura e escrita.
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